Entrevista de emprego em grupo: como agir e se destacar

Entrevista de emprego em grupo: como agir e se destacar

Entrevista de emprego em grupo: como agir e se destacar!

Se o momento de entrevista individual já causa muito nervosismo nos profissionais, quando essa então é em grupo, muitos acabam deixando a ansiedade tomar conta e são desclassificados dos processos.

Pensando nisso o BNE separou 5 dicas para você entender como agir e como se destacar durante uma entrevista de emprego em grupo. Vem com a gente!

Como funciona uma entrevista de emprego em grupo

Esse modelo de entrevista normalmente é utilizado para que os recrutadores simulem situações do dia a dia da empresa e analisem como os candidatos se sairiam.

Assim, é durante este momento também que os responsáveis pela vaga conseguem descobrir quem tem soft skills de liderança, colaboração, comunicação assertiva e até gestão de problemas.

Geralmente, um grupo de 5 a 10 pessoas é colocado em uma sala, virtual ou física e um problema ou atividade conjunta é proposta a todos.

De tal forma, esse grupo deve agir por um tempo pré determinado, até que os recrutadores analisem cada indivíduo.

Sendo assim, para que você se destaque e possa ir além no processo seletivo, o BNE separou 5 dicas. Confira.

5  dicas para você ir bem na entrevista em grupo

      1. Participe integralmente:

Enganasse quem pensa que os recrutadores não analisam cada pessoa na entrevista e por isso acha que não precisa ser ativo na participação.

É necessário que você expresse suas opiniões, colabore com as decisões da equipe, tome iniciativa nos processos e interaja com todos os envolvidos.

       2.  Tenha inteligência emocional:

Lembre-se de manter a calma e a cordialidade com os outros participantes. Todos devem ter espaço para falar sem se sentirem julgados, então, não interrompa os outros candidatos ou eleve a voz nas discussões.

       3. Não esqueça que o corpo também fala:

Para que o recrutador e a equipe te entendam de forma clara, não fique de braços cruzados, não bata as mãos na mesa e não fique mexendo nos cabelos ou barba.

Essas situações podem apresentar ao entrevistador que você está nervoso ou então ansioso com o processo, mesmo que a sua boca não diga nada.

      4. Demonstre comprometimento:

Demonstrar comprometimento quer dizer se comprometer com a tarefa atribuída a você. Não tente passar por cima de outras pessoas ou fazer mais do que lhe for pedido.

Isso porque o entrevistador pode analisar que você não é bom em realizar demandas ou organizar as suas ações para concluir as tarefas.

       5. Cuidado com as brincadeiras:

Algumas pessoas, podem vir a fazer brincadeiras para quebrar a tensão que a entrevista em grupo pode trazer.

Entenda que está tudo bem tentar aliviar a ansiedade no momento, mas cuide com o tipo de piada ou brincadeira que irá fazer para que os candidatos e recrutadores não fiquem desconfortáveis com a situação.

Agora você está pronto para ir para uma entrevista de emprego em grupo. Boa sorte!

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Posts Relacionados