A importância da oratória no mercado de trabalho

A importância da oratória no mercado de trabalho

A importância da oratória no mercado de trabalho.

No atual contexto trabalhista, quem sabe se expressar e pratica uma boa oratória, tem mais chances de ser ouvido e se destacar profissionalmente.

Assim, se você ainda não tem a oratória desenvolvida, confira as dicas que o BNE separou para você.

A importância da oratória no mercado de trabalho

Com certeza, durante alguma entrevista de emprego, o recrutador já te pediu para que você falasse mais sobre as suas conquistas profissionais e pessoais.

Assim, se você já tem a oratória desenvolvida deve ter sido fácil passar por essas perguntas.

Agora, se você ainda não sabe como se expressar com clareza, o recrutador pode ter percebido que essa não é uma skill que você possui.

Dessa forma, podemos perceber que, as pessoas que sabem argumentar e expressar com clareza suas ideias têm maiores chances de serem ouvidas, compreendidas, admiradas e reconhecidas.

Além disso, através dela, os profissionais conseguem demonstrar skills de liderança! O que é um ponto de peso na avaliação para indicações de promoções e para um trabalhador crescer na carreira.

Como desenvolver a oratória 

Ao desenvolver a oratória, o profissional pode contar com diversos benefícios, alguns deles são:

  • Perder o medo de falar e se expressar em público;
  • Transmitir confiança em seu trabalho; 
  • Melhorar relações dentro e fora do mercado de trabalho;
  • Realizar um Network assertivo;
  • Dominar a linguagem corporal;
  • Se destacar em processos seletivos e entrevistas.

Assim, a comunicação é tudo! E para desenvolver uma boa oratória não existem fórmulas mágicas, é treinar até se aperfeiçoar.

Você pode começar se gravando pelo celular e ou pelo computador, enquanto faz uma simulação de entrevista. Então, responda as principais perguntas dos recrutadores de forma clara e objetiva.

Dessa forma, você consegue analisar como se comporta diante o esforço de falar em público. 

Outra dica é fazer essa mesma simulação, mas se olhando no espelho. De tal maneira, você consegue compreender no que está errando de imediato e já corrigir.

Se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

 

 

Posts Relacionados