Como fazer um currículo para estágio?

Como fazer um currículo para estágio?

Você conseguiu passar pelo ensino médio, entrou para a faculdade e agora está na hora de ingressar no mercado de trabalho, mas aí vem a dúvida: Como fazer um currículo para estágio?

Vem com a gente que o BNE vai te ensinar!

O que é o estágio?

O estágio é o primeiro passo que um estudante dá para dentro do mercado, ele é assegurado por lei e constitui as primeiras experiências que o jovem tem de um emprego.

A Lei do estágio nº 11.778/208 diz:

Art. 1º
§ 1o O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
§ 2o O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Assim, o estagiário pode trabalhar por no máximo 30 horas semanais e receber bolsa-auxílio.

Esse vínculo, não-empregatício, pode ter duração de até dois anos e o jovem tem direito a férias remuneradas, de 30 dias, a cada 1 ano trabalhado.

De tal maneira, encontrar um estágio é essencial para o estudante e esse processo começa com o currículo.

Como fazer um currículo para estágio?

Mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência no mercado, ainda assim é possível elaborar um currículo que te destaque.

Nós separamos 5 tópicos essenciais para você adicionar ao seu documento, são eles:

  • Um breve resumo das suas realizações durante a formação acadêmica: assim, não esqueça que estas devem se encaixar com a vaga desejada. Então, apresente as bancas que você apresentou, trabalhos em grupo, artigos publicados, projetos que você gerenciou.
  • Cursos: sejam eles gratuitos ou não. É importante colocá-los para que o recrutador veja que você continuou se desenvolvendo, podem ser palestras que você participou, workshops e webinars.
  • Trabalhos voluntários e não remunerados: estes também contam como experiência, então, coloque se você já atuou em ONG ‘s ou instituições de caridade. Não esqueça de evidenciar se você já deu uma ajudinha naquela empresa de família ou amigos.
  • Suas soft e hard skills: criatividade, trabalho em equipe e oratória são as soft skills mais procuradas pelas empresas. Já as hard são Excel e PowerPoint avançado.
  • Seu perfil comportamental: ao colocar o seu perfil comportamental no currículo o recrutador consegue como você agiria em determinadas situações. Dessa forma, ele analisa se o seu perfil encaixa com o perfil da vaga oferecida. Você pode realizar esse teste pelo DISC.

Por fim:

Por fim, não adicione informações pessoais como RG e CPF ou a rua de sua moradia, mas não esqueça do seu telefone completo com DDD.

E então, lembre-se, foto no currículo apenas se o recrutador pedir.

Agora você já sabe como fazer um currículo para conseguir um estágio, boa sorte!

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Posts Relacionados