Publicidade

Como repensar sobre a carreira após os 40 anos

Como repensar sobre a carreira após os 40 anos

Como repensar sobre a carreira após os 40 anos? Você já passou dos 40 e agora sentiu vontade de fazer transição de carreira, mas não sabe como começar?

O BNE, em mais um webinar exclusivo, convidou a especialista em gestão de carreira, Keli Pires, que te ajudará a realizar esse processo de forma descomplicada e assertiva. 

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

Como repensar sobre a carreira após os 40 anos

Nunca é tarde! A hora que você entende que aquilo que você fazia não te atende mais e decide que está na hora de mudar, esse é o momento certo para realizar a transição.

E esse processo, como tudo na vida, se inicia no autoconhecimento.

Autoconhecimento

Assim, “Desde que você saiba quem você é, o que você quer e o que você precisa fazer para chegar lá, vai ficar tudo bem”  ensina Keli.

De tal forma, antes de sair mudando de ramo, de empresa, de profissão… Você precisa conhecer quais são os seus valores e qual é a sua motivação para fazer essa transição. Bem como, quais habilidades e competências você tem desenvolvidas e quais precisará desenvolver.

E então, após descobrir esses pontos e que você pode ter um objetivo claro! “O objetivo claro é entender quais das portas é aquela que você deve abrir”, explica Keli.

Toda vez que alguma situação acontecer durante a transição, você saberá, com o seu objetivo claro, se essa situação servirá para te impulsionar ou não.

Aprendizado contínuo

Muitas pessoas, quando estão fazendo transição de carreira após uma certa idade, possuem a ideia de que o mercado não oferece oportunidades, “Mas o quanto você está preocupado em se manter atualizado nesse mercado? As coisas mudaram e você está acompanhando essas mudanças?” incita a reflexão.

Uma coisa é fato, os processos não estão sendo realizados da mesma forma que a cinco anos atrás! E assim, apenas um profissional que mantem o aprendizado contínuo poderá se destacar diante os concorrentes.

Quanto mais você estiver pronto para o mercado, quanto mais você estiver atualizado sobre as tendências, mais oportunidades surgirão, independente da sua idade.

E mesmo que você queira sair do CLT e começar a empreender, ou vice versa, é essencial continuar estudando!

Fortaleça o seu networking

 O Network nada mais é do que uma rede de contatos profissionais onde existe uma relação ganha-ganha.

Assim, além de procurar por esses contatos, também se coloque a disposição deles. Dessa forma você consegue conversar com quem já passou pela transição e pode te ajudar a trilhar esse caminho.

Você pode utilizar as redes sociais, grupos de contatos, ex colegas de trabalho, profissionais na família… Desde que essa conexão seja verdadeira e que você esteja disposto a estender a mão também, e não só durante as situações ruins da vida.

O Network deve ser fortalecido de uma forma natural, não apenas pensado em conseguir benefícios no futuro!

Planejamento financeiro

Ao pensar em mudar de carreira, também é necessário se planejar financeiramente, afinal não podemos viver sem dinheiro.

Então, “Você faz uma reserva financeira?… Pode fazer uma renda extra?” pergunta a especialista.

Se você está fora do mercado, já pensou no que você faz bem e que pode oferecer a sua comunidade para conseguir uma renda?

Analisar todos esses pontos, antes mesmo de dar o primeiro passo, é essencial. Assim, você não se prejudica quando se trata de capital.

E para isso, Keli apresenta três pontos para você começar o seu planejamento financeiro, são eles:

  • Anotar todos os seus gastos (tudo o que entra e tudo o que sai);
  • Criar uma reserva de emergência;
  • Planejar o seu sonho financeiro (quanto deseja receber futuramente).

Ainda mais no momento em que estamos vivendo, ter um planejamento financeiro pode fazer toda a diferença na sua transição.

Plano de ação

E por último, não podia faltar o plano de ação!

O plano de ação é onde você vai planejar todas as etapas que precisará realizar até alcançar o seu objetivo, seja ele uma recolocação, empreender ou mudar de área/ramo. “Todos os dias você precisa ter ações que precisam ser cumpridas em direção daquilo que você deseja” ensina.

Então, trace estratégias, trace metas, trace objetivos a curto, médio e longo prazo e assim você conseguirá alcançar os seus sonhos.

Agora você já sabe tudo sobre como repensar a sua carreira após os 40 anos! O BNE te deseja boa sorte em na jornada.

Ainda tá buscando por aquela vaga perfeita para você? Então confira aqui as mais de 500 mil oportunidades que te esperam.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Apresentação Repensar a Carreira após os 40 anos

 

Publicidade

Posts Relacionados