O que os recrutadores buscam no currículo?

O que os recrutadores buscam no currículo?

Você sabe o que os recrutadores buscam no currículo? O currículo é um documento fundamental para quem está tentando ingressar no mercado de trabalho!

É pelo currículo que o recrutador analisa o seu perfil profissional, seus feitos, seus objetivos e planos para o futuro, por isso, é essencial saber montar um bom documento, que te destaque em meio a multidão.

Assim, sabia que os profissionais de RH levam cerca de 6 segundos para analisar um currículo e então aceitar esse para a vaga ou não?

Então vem com a gente que nesse artigo te contaremos o que os recrutadores buscam no currículo.

O que os recrutadores buscam no currículo?

Segundo especialistas, quando uma vaga é anunciada, chegam no e-mail do responsável mais de 300 currículos por vez, assim, fica impossível ler todos estes integralmente, certo?

Por esse motivo, os recrutadores se utilizam de palavras-chaves. Pode ser um curso específico, uma habilidade única ou um idioma relevante, então:

  • Pesquise os requisitos da vaga;
  • Adeque esses requisitos com as suas habilidades e
  • Evidencie estas no documentos com palavras-chave.

Assim, utilizar um modelo de currículo moderno também pode ajudar.

Pense na seguinte situação: o recrutador recebe 100 currículos em preto e branco, mas quando ele recebe o seu, ele esta com uma cor de destaque e com as informações principais de fácil identificação, qual currículo você acha que se destacará?

De tal maneira, você precisa causar impacto quando envia o seu currículo para uma vaga!

Como montar o currículo perfeito

O BNE separou alguns tópicos essenciais que devem fazer parte do seu documento, são eles:

  • Coloque o seu nome junto a profissão almejada (Maria de S. – Gerente Geral)
  • Em seguida seus dados de contato como e-mail profissional e telefone com DDD
  • A cidade onde mora (sem a rua ou endereço de residência)
  • Não é necessário colocar foto no documento, apenas se a vaga requisitar
  • Em destaque coloque os últimos três lugares onde trabalhou e quais atividades realizou nestes. Lembre-se que estes devem ter relação com a vaga
  • Escreva um breve resumo sobre o seu perfil profissional. Mas não coloque “trabalhador” ou “dedicado”, escreva sobre suas habilidades e explique como desenvolveu estas (Sou um profissional comunicativo, trabalhei x anos como líder de equipe e neste tempo desenvolvi habilidades interpessoais essenciais para o mercado…)
  • Não esqueça de também evidenciar sua formação e demais cursos de especialização na área

Saiba, este documento deve ser atualizado a cada vaga procurada, isso porque cada empresa busca por um perfil diferente.

Agora você já sabe o que os recrutadores buscam em um currículo, boa sorte em seu próximo processo seletivo!

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Posts Relacionados