Etapas de um processo seletivo: conheça e se prepare!

Etapas de um processo seletivo: conheça e se prepare!

Etapas de um processo seletivo: conheça e se prepare! Diferente do que muitos podem pensar, não é só o momento da entrevista que decide se você é um candidato que merece a vaga ou não

Então, o BNE convidou a psicóloga e analista de treinamento, Pollyana Ferraz, para mais um webinar que vai te guiar entre as diferentes etapas que variam entre as empresas e o que você deve fazer para se destacar nessas.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

Etapas de um processo seletivo: conheça e se prepare!

O que é um processo seletivo?

O processo seletivo é um conjunto de ações que uma empresa ou agência realiza para que seja possível filtrar o melhor candidato a uma vaga.

Essas ações vão desde a escolha dos currículos e passa por entrevistas individuais ou em grupo e testes comportamentais e técnicos.

Assim é possível encontrar o profissional perfeito para preencher a vaga. Todas essas ações podem variar conforme o perfil da empresa, o nível da vaga, a urgência de contratação ou modelo laboral.

Como se preparar para um processo seletivo

Em meio a pandemia, muitas empresas decidiram fazer os processos de forma totalmente online, protegendo assim os candidatos e os colaboradores.

Dessa forma, ao se aplicar para uma vaga é importante que você olhe regularmente o seu e-mail, principalmente a sua caixa de spam.

E também, que atenda suas ligações. “Sabemos que tem um monte de número de DDD estranho que liga pra gente e muitas vezes a gente não atende, mas é bom a gente atender se a gente tá se candidatando para uma vaga” explica Pollyana.

Infelizmente, existem muitos candidatos que acabam perdendo a oportunidade de emprego porque não respondem a esse primeiro contato do recrutador.

Qual plataforma utilizar na entrevista online.

Se você conseguiu marcar uma entrevista, parabéns! Agora é o seu momento de se destacar diante a concorrência.

Sendo assim, e com a maioria das entrevistas sendo online, é preciso escolher qual ferramenta e qual plataforma você irá utilizar durante a conversa.

Os recrutadores indicam que você utilize o computador ou um notebook, para que a imagem não fique tão pequena, mas se você só tiver o seu celular ou um tablet, não tem problema também.

Quanto a plataforma utilizada, normalmente essa é escolhida pelo próprio recrutador, que te mandará um link de acesso e um lembrete com a data e horário da conversa.

Assim, não esqueça de conferir se o seu equipamento está devidamente carregado e com o áudio e imagem funcionando.

Apresentação pessoal

Da mesma maneira que uma entrevista presencial, na modalidade online é preciso cuidar da sua apresentação pessoal.

Então, começando com a sua vestimenta, ela deve ir de acordo com o dress code da empresa, mas se você não souber como é o dress code, pesquise nas redes da corporação como estão apresentados os funcionários. Assim você consegue saber se deve se vestir socialmente ou se pode optar por uma roupa mais casual.

Isso demonstra ao recrutador que você pesquisou sobre a empresa, que você foi atrás de conhecer melhor o perfil daquela corporação. Ponto positivo pra você

As diferentes entrevistas

Existem três tipos diferentes de entrevista que você pode passar durante um processo seletivo, tudo isso dependendo da vaga, da empresa e da área a ser preenchida.

  • Entrevista individual:

É a mais comum e mais realizada pelas empresas. Durante ela recrutador e entrevistado conversarão sobre qualidades técnicas, soft skills, formação e objetivos para a vaga.

  • Entrevista em grupo:

Esse modelo de entrevista é normalmente utilizado por empresas que estão a todo momento trabalhando em equipes. Por meio dessa dinâmica é possível perceber quem tem um perfil de liderança, de resolução de problemas, os criativos e os que sabem acatar ordens.

  • Entrevista técnica:

Por último, esse modelo de entrevista serve para que os recrutadores analisem as hard skills do candidato como desempenho em Excel avançado, PowerPoint e dependendo da área, desenvolvimento de outras plataformas.

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Posts Relacionados