Publicidade

Entrevista de emprego: como lidar com as emoções

Entrevista de emprego: como lidar com as emoções

Mesmo que seja completamente normal se sentir nervoso durante uma entrevista de emprego, muitas pessoas não sabem com lidar com as emoções e toda a ansiedade durante o processo

A gente sabe que para a maioria das pessoas o momento da conversa pode gerar arrepios, e por isso o BNE trouxe a Psicóloga e gestora de talentos, Carol Silveira para falar sobre este assunto.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

Entrevista de emprego

É durante a entrevista de emprego que o recrutador pode avaliar se o candidato está apto para trabalhar naquela empresa, este é um processo de imensa importância na hora de conquistar uma vaga.

E por isso que na maioria das vezes a gente fica ansioso, acaba suando e se atrapalhando na hora de falar.

Como lidar com as emoções para a entrevista

A psicóloga inicia esclarecendo, “Eu considero esse tema muito importante porque ele tem grande influência para você ser aprovado ou não no momento da entrevista”.

Cada instituição vai ter uma estratégia de mercado e uma estratégia de contratação.

Desta forma, você deve entender que toda empresa tem um perfil e é normal não se encaixar em todos eles. Lidar com o sentimento da frustação quando você não consegue uma vaga é importante. Assim você consegue questionar o que pode melhorar para a próxima vez.

Então,  faça uma análise sobre os seus comportamentos durante as entrevistas que participou, se você estivesse se contratando, fecharia contrato?. Carol propõe essa questão durante o webinar para que você possa se auto avaliar.

E assim, “Entenda que a vaga a qual você está se aplicando não é a única no mundo, não a supervalorize. Se não der certo, outras oportunidades virão” tranquiliza a psicóloga.

Durante a entrevista, troque o sentimento de expectativa por desenvolvimento pessoal. Aproveite a conversa para se autoconhecer melhor e analisar os pontos que necessitam de melhora.

Sobre o currículo ideal

Carol explica, “O currículo ideal é aquele onde você coloca as informações corretas e verdadeiras”.

Já aconteceu com a psicóloga de encontrar um currículo que atendia todas as especificações da vaga com louvor, mas ao entrar em contato com a pessoa as informações estarem inválidas.

É necessário analisar todas as informações apresentadas, “As vezes, um numero que você colocou errado pode te desclassificar de um processo seletivo”, comenta.

Como lidar com as emoções em um vídeo currículo

O vídeo currículo está muito em alta neste momento, entretanto é um modelo novo e por isso ainda muitas pessoas possuem dificuldades quando vão fazer um.

A psicóloga indica, “Mesmo que nenhuma empresa tenha te pedido um vídeo currículo ainda, tente fazer um, tente já deixar esse material pronto”.

Assim, quanto mais você se dedicar a estes vídeos e quanto mais gravar esse tipo de currículo, melhor você vai ficar.

Então, realize o vídeo em lugar que tenha uma iluminação boa, em um ambiente neutro, utilize uma vestimenta adequada, cuide com ruídos e sons externos e treine muito.

Pense assim, “Se você não conseguir se expressar pelo seu vídeo, tenha em mente que algum outro candidato vai. Então é melhor que você já tenha isso produzido e que já esteja treinando isso” explica Carol.

As principais emoções envolvidas numa entrevista de emprego

As principais emoções envolvidas em uma entrevista são: medo, ansiedade, expectativa e frustação. Mas você sabe por quê?

Muitas vezes nós idealizamos uma vaga e sonhamos muito com uma contratação, e quando recebemos um resultado negativo a frustação cai com tudo pra cima da gente.

Entretanto, “Ao invés de alimentar essa frustação, você precisa alimentar o seu desenvolvimento! Se não deu certo, vai revisar a entrevista, vai revisar o que você falou durante a entrevista que não soou muito bem… Use essa frustação para ver aonde você pode melhorar” ensina a gestora de talentos.

É importante se preparar

Antes da entrevista, planeje! Organize seus documentos, planeje qual percurso fará para chegar no local ou então o ambiente que estará em caso de entrevista online.

Estude muito! Estude o perfil da empresa, estude seus funcionários, o dress code, estude sobre o cargo, estude sobre valores salariais para a sua área etc. “Quanto mais preparado você chegar, mas fácil será e assim você conseguirá lidar com as suas emoções durante a entrevista de emprego” explica a gestora.

Então, “Após a entrevista saiba que o RH leva um tempo pra concluir a análise do seu perfil, pode demorar alguns dias para a resposta vir. Entretanto não pare a sua busca por uma vaga, continue se aplicando em outras empresa” completa Carol.

Por hoje é só! E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

Posts Relacionados