Publicidade

Dia do Advogado conheça tudo sobre a profissão

Dia do Advogado: conheça tudo sobre a profissão

Dia do Advogado: conheça tudo sobre a profissão!

Você sabia que o dia do Advogado é comemorado em dois dias do ano? Primeiramente em 19 de maio em homenagem ao padroeiro da profissão, Santo Ivo, e então em 11 de agosto em homenagem a criação do primeiro curso de direito do Brasil.

E por isso, em comemoração a esse dia, hoje o BNE vai te contar tudo sobre a profissão, como ingressar neste mercado e qual é a sua média salarial. Acompanhe.

O que um advogado faz?

A princípio, um advogado é o responsável por defender os interesses de uma pessoa física ou jurídica, diante das questões legais do seu país.

Mas assim, existem mais de 10 áreas do direito em que esse trabalhador pode atual, algumas delas são:

  • Civil.
  • Penal.
  • Tributário.
  • Trabalhista.
  • Contratual.
  • Ambiental.
  • Empresarial.
  • Consumidor…

E ainda, quem opta por estudar Direito pode se tornar advogado ou seguir carreira pública como promotor, juiz ou delegado.

Então, conforme a área de atuação, as atividades diárias desse profissional podem mudar bastante.

Mas dessa forma, tratando dos casos mais comuns, o advogado normalmente recebe o cliente em seu escritório, estuda o caso e as possibilidades de defesa ou acusação e oferece as soluções mais vantajosas que a lei pode permitir.

A faculdade de direito

A faculdade de direito é uma das mais concorridas, isso porque o mercado é vasto e as possibilidades de bons salários são amplas.

Assim, essa faculdade é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos, podendo ser cursada em período diurno ou noturno.

Então, nos primeiros semestres do curso o estudante aprende sobre matérias mais introdutórias como Sociologia, Economia, Ciência Política e Filosofia. Apenas ao acabar essas é que as matérias objetivas começam.

Dessa forma, ao passar por todas as áreas do direito, o estudante começa a entender em qual área ele quer se desenvolver e trabalhar.

Esse é um curso para quem gosta de ler e consegue passar horas analisando livros que possuem bastante terminologias da área.

Quanto recebe um advogado?

Um advogado que está no nível trainee recebe em média R$2.170 e pode acabar recebendo em média R$5.300 ao alcançar o nível master, dependendo do porte da empresa.

Por fim, você pode conferir esta e demais informações salarias clicando aqui.

Dia do Advogado: conheça tudo sobre a profissão!

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Publicidade

Posts Relacionados