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POLÍTICA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Data de atualização: 24/07/2023

1. Quem somos nós?

O BNE, Banco Nacional de Empregos Ltda., inscrito no CNPJ sob n. 82.344.425/0001-82, é o proprietário do website ou plataforma de recrutamento e seleção (“Plataforma BNE”) e é controlador dos dados pessoais tratados.

2. O que é a Política de Proteção de Dados Pessoais do BNE?

A presente Política de Proteção de Dados Pessoais (“Política”) é o nosso compromisso com os dados pessoais dos nossos usuários, visitantes, parceiros, clientes (“Usuário” ou “Você”) coletados por meio da Plataforma disponível no link https://www.bne.com.br , das redes sociais (Linkedin, Facebook, Instagran, Twitter), dos aplicativos de mensagens (WhatsApp, Telegram), e-mail ou presencialmente em um dos nossos ambientes físicos .

Aqui Você vai encontrar as informações necessárias para entender quais dados pessoais que coletamos, como coletamos e por qual motivo, com quem compartilhamos, como armazenamos e por quanto tempo, quais são seus direitos e como exercê-los e, por fim, como protegemos seus dados pessoais.

Por isso é importante que Você leia esta Política e concorde com o seu conteúdo para poder usar e usufruir dos nossos serviços e/ou produtos, tais como:BNE candidato, BNE VIP, BNE empresa, Blog do BNE.
A sua concordância se dará no momento em que Você, de forma afirmativa, aceitar o uso dos seus dados para as finalidades aqui descritas. Isso indicará que Você está ciente e de acordo com a forma como as suas informações e os seus dados são utilizados por nós.
Caso você não concorde com esta Política, você ficará impedido de usufruir de algumas funcionalidades ou serviços.

Ainda ficou com dúvidas? Teremos o maior prazer em auxiliá-lo por meio do canal “Fale Conosco”.

3. A quem se aplica esta Política?

Esta Política se aplica a todos os nossos usuários (candidato e empresa), visitantes e parceiros do BNE e integra os Termos e Condições Gerais de Uso da Plataforma BNE.

4. Como coletamos os dados pessoais e quais coletamos?

(I) Fornecidos por Você: No momento em que Você se cadastra gratuitamente e faz o preenchimento dos campos em nosso site para os seguintes Serviços ou Produtos:

* Canais de Atendimento, Inscrição para Receber Conteúdos ou Participar de Eventos, Download de Material, Newsletter.
Coletamos apenas alguns dados pessoais, tais como: Dados Cadastrais: nome completo, telefone/celular/WhatsApp, e-mail, empresa em que trabalha, setor, cargo, cidade, estado, entre outros que podem ser solicitados ou fornecidos voluntariamente por você.

* Cadastramento de Currículo.
Coletamos determinados dados pessoais necessários para essa finalidade, tais como:
Dados de Identificação: e-mail, CPF, nome completo, data de nascimento, celular/WhatsApp, estado civil, gênero, foto do perfil.
Dados relacionados ao seu Histórico Profissional e Escolaridade: nome da empresa que trabalha/trabalhou, função, pretensão salarial, nível de formação/especialização, endereço completo/localização, idiomas.
Dados sobre Mobilidade: CNH, veículo, modelo, ano de fabricação.
Dados sobre Características Pessoais: altura, peso, filhos.
Dentre todos esses dados, os de preenchimento obrigatório são: CPF, data de nascimento, nome completo, sexo, e-mail, celular, nível de formação, função, pretensão salarial e endereço completo. Os demais dados são de fornecimento facultativo e voluntário pelo candidato, mas complementares para uma adequada avaliação curricular prévia.
O não fornecimento dos dados obrigatórios nos impedirá de fornecer os nossos serviços de forma plena a Você.
Dados Sensíveis: sobre a existência ou não de deficiência e o tipo de deficiência (auditiva, física, mental, reabilitado, visual), cuja finalidade é aproximar candidatos às empresas que buscam profissionais PcD.
O preenchimento desses dados é obrigatório e trataremos com base em cumprimento de obrigação legal.
Outros Dados Pessoais: Após seu cadastramento ainda poderemos coletar outros dados fornecidos por Você de forma opcional e voluntariamente, como aqueles coletados quando você anexa seu currículo em Word ou PDF.
Se eventualmente no seu currículo em Word ou PDF tiver dados pessoais sensíveis, estes são informados de forma consciente e voluntária por Você e Você expressamente concorda e autoriza o tratamento de tais dados e o compartilhamento com as empresas que buscam candidatos para vagas de trabalho. De qualquer forma, há sempre a opção de Você retirar do seu currículo as informações pessoais consideradas sensíveis, assim como outras informações desnecessárias.

* Cadastramento de Usuário Empresa.
Para a pessoa jurídica ofertar vagas ou para buscar currículos na Plataforma BNE é necessário o fornecimento de alguns dados de identificação da empresa e do responsável, tais como:
Dados de Identificação da Empresa e Contato: CNPJ, site, telefone comercial, quantidade de empregados.
Dados do Responsável: CPF, data de nascimento, nome do usuário, sexo, função, celular/WhatsApp, e-mail.

* Usuário Pagante.
Alguns serviços da Plataforma BNE são fornecidos apenas a usuários pagantes (assinatura mensal ou única). Neste caso é necessário o fornecimento de alguns dados pessoais financeiros, tais como:
Dados para Concretizar Transações/Pagamentos: número do cartão de crédito, data de validade e código de segurança, pagamentos efetuados.

(II) Coletados pela Plataforma BNE: Assim que Você acessa o nosso site, coletamos determinados dados são sobre a sua utilização da Plataforma de modo automático ou semiautomático, tais como:

Dados de Identificação Digital: endereço IP, porta lógica de origem, data, hora e fuso horário do acesso.
Dados sobre Utilização da Plataforma BNE:histórico de páginas visitadas no website BNE, sem qualquer informação sobre demais páginas visitas pelo usuário fora do nosso sítio https://www.bne.com.br.
Alguns desses dados são coletados para análises estatísticas, aprimoramento dos nossos serviços e da experiência do usuário na Plataforma e para cumprimento de obrigação legal (MCI, Lei 12.965/2014, art.15).

(III) Coletados em nossos Ambientes Físicos: Quando Você comparece fisicamente a um dos nossos escritórios alguns dos seus dados pessoais poderão ser coletados pela nossa recepção ou pelo nosso sistema de monitoramento, tais como:

Dados de Identificação : nome completo, RG, telefone/celular/WhatsApp, e-mail, empresa em que trabalha, setor, cargo, cidade, estado, imagens em vídeo capturadas em CFTV.

(IV) Coletados por meio de Redes Sociais: Quando Você manifesta algum interesse nos nossos serviços por meio das redes sociais (Linkedin, Facebook, Instagran, Twitter, Telegram, WhatsApp), coletamos determinados dados pessoais.

5. Por qual motivo (finalidade) coletamos os seus dados pessoais?

Grupo de Dados Pessoais Tratados pelo BNE Finalidade do Tratamento
✓ Dados para cadastramento em canais de atendimento, inscrição em eventos, download de e-books, newsletter, acesso aos nossos ambientes. ✓ Verificação da sua identidade.
✓ Comunicação com Você.
✓ Acesso aos nossos canais de atendimento.
✓ Divulgação de conteúdos, novidades, cursos, notícias, eventos, serviços, produtos de seu interesse.
✓ Dados para cadastramento de currículo. ✓ Verificação da identidade.
✓ Integrar nosso Banco de Talentos.
✓ Utilização dos nossos Serviços: candidatar-se, buscar vagas, selecionar e recrutar candidatos.
✓ Comunicação com Você.
✓ Envio de e-mail marketing,/correspondência/WhatsApp/ligação telefônica com propostas de novas vagas de acordo com seu perfil.
✓ Dados sensíveis.. ✓ Busca de vagas PcD.
✓ Dados gerais de navegabilidade. Informações sobre os serviços que o usuário utiliza e como os usa, por exemplo, quando vê e interage com nosso conteúdo. ✓ Aprimoramento dos serviços com base na sua forma de utilização.
✓ IP, hora e data de acesso, geolocalização, dados sobre seus dispositivos de acesso e cookies. ✓ Coleta automatizada por meio do site ou plataforma para fins de identificação e prevenção de situações de fraude e ameaças de segurança.
✓ Aprimoramento dos serviços com base na sua forma de utilização.
✓ Dados de utilização da Plataforma BNE.
✓ Dados de registro de acesso.
✓ Para atendimento às disposições do art. 15, caput e parágrafos, da Lei 12.965/2914 (MCI).
✓ Imagem por vídeo capturadas em CFTV. ✓ Monitoramento de segurança dos nossos ambientes em prol da sua e da nossa segurança.
Eventualmente outros dados não previstos expressamente nesta Política poderão ser coletados e tratados por nós, desde que sejam fornecidos com o seu consentimento, se assim for o caso, ou desde que o tratamento seja permitido ou imposto por Lei.

6. Quais são os seus direitos e como exercê-los?

Alguns dos seus direitos podem ser exercidos diretamente por Você, sem qualquer requerimento ou solicitação ao BNE. Já para outros, será necessária sua solicitação por expresso ao nosso canal de contato para que possamos atende-lo dar-lhe um retorno adequado.

Abaixo está cada um dos seus direitos e como Você pode exerce-lo(s):

* Direito de Acessar, Atualizar, Corrigir, Alterar e Desabilitar recebimento de e-mails): Se Você possui cadastro ativo na Plataforma BNE, Você mesmo deve editar, atualizar, corrigir, alterar e excluir (alguns) seus dados e pode desabilitar a qualquer momento, de forma gratuita, o recebimento de e-mails do BNE.

! ATENÇÃO:

(I) Você declara que está ciente e concorda que é o responsável por manter seus dados atualizados, exatos e corretos, assim como pela veracidade de todas as informações prestadas no seu cadastro, não possuindo o BNE qualquer responsabilidade.
(II) Enquanto seu cadastro estiver ativo, Você é o responsável por manter seus dados pessoais atualizados e corretos.

* Direito de Excluir : Você pode a qualquer momento inativar seu cadastro ou solicitar a exclusão da sua conta, como por exemplo, quando eles não forem mais necessários para os serviços ou finalidade descrita nesta política.

De qualquer forma, ressalva-se o direito do BNE manter ainda os seus dados em sua base de dados caso haja uma base legal para tanto e/ou em caso de impossibilidade técnica de exclusão do(s) banco(s) de talentos das empresas com as quais seus dados foram compartilhados, como, por exemplo, com empresas que selecionaram seu currículo para uma determinada vaga ou com empresas que Você próprio manifestou interesse em participar do processo de seleção.

! ATENÇÃO:

Feita a exclusão da sua conta, você ficará impedido de criar uma nova conta pelo período de 06 meses, a fim de evitarmos fraudes.

* Direito de Confirmar a Existência de Atividade de Tratamento e/ou de Levar seus Dados : Você pode solicitar a confirmação de que seus dados pessoais estão sendo tratados e, se for o caso, o direito de acessar os seus dados pessoais e levar uma cópia.

* Direito de se Opor, de Restringir e de Limitar o Tratamento : Você pode solicitar a interrupção do uso de todos ou de alguns dos seus dados se, por exemplo, não tivermos o direito de continuar a usá-los, ou de limitar a nossa utilização, se, por exemplo, seus dados pessoais estiverem incorretos ou se o tratamento for ilícito.

* Direito de Portabilidade dos Dados: Você pode solicitar o recebimento dos seus dados pessoais fornecidos ao BNE num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro website.

* Direito à Revisão das Decisões Automatizadas Tomadas com Base em seus Dados: Você tem a possibilidade de questionar uma decisão tomada automaticamente pelos sistemas do BNE com base em seus dados.

* Direito à Revisão das Decisões Automatizadas Tomadas com Base em seus Dados : Você tem a possibilidade de questionar uma decisão tomada automaticamente pelos sistemas do BNE com base em seus dados.

* Direito a Retirar seu Consentimento :Você tem o direito de retirar seu consentimento a qualquer momento, não comprometendo a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da retirada. De qualquer forma, ressalva-se o direito do BNE manter os seus dados caso haja uma base legal para tanto.

* Direito à Anonimização ou ao Bloqueio de seus Dados : Caso Você entenda que estamos tratando seus dados de forma excessiva ou desnecessária com as finalidades descritas nesta Política de Privacidade, Você pode solicitar o bloqueio ou anonimização desses dados.

* Direito de Não Fornecer o Consentimento e de Ser Informado sobre as Consequências dessa Negativa : Você tem o direito de não fornecer seu consentimento. Contudo, como os dados pessoais descritos nesta política são necessários à prestação dos serviços, sua negativa acarretará no não fornecimento do serviço.

* Direito de Peticionar perante o Poder Público e Exercer seus Direitos e Interesses Judicialmente: Você tem o direito de apresentar reclamações à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) sobre o uso de seus dados pessoais. * Direito de Peticionar perante o Poder Público e Exercer seus Direitos e Interesses Judicialmente: Você tem o direito de apresentar reclamações à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) sobre o uso de seus dados pessoais.

! ATENÇÃO:

(I) Você pode exercer qualquer dos direitos nos enviando uma solicitação por meio do canal “Fale Conosco”, que será respondida de acordo com a legislação aplicável, destacando que o BNE poderá tratar seus dados pessoais de acordo com as finalidades listadas na presente Política ou outra(s) que por ventura venha(m) a existir no momento da sua solicitação.
(II) Para cumprirmos sua solicitação e para sua própria proteção poderemos pedir prova da sua identidade antes de respondê-la.
(III) Existem alguns motivos que nos permitem rejeitar as solicitações, especialmente no caso de ser ilegal. De qualquer forma, responderemos adequadamente todas as suas solicitações e num prazo razoável.

7. Com quem os seus dados pessoais são compartilhados?

Seus dados pessoais são compartilhados com outras empresas para concretizarmos nossos Serviços oferecidos a Você de forma gratuita ou onerosa e sempre de acordo com as finalidades pelas quais foram coletados.

Desta forma podemos compartilhar seus dados:

(I) com empresas clientes e parceiras (também controladoras de dados pessoais) que buscam trabalhadores e ofertam vagas de trabalho e/ou utilizam a Plataforma BNE como ferramenta para seu Banco de Talentos;>
(II) com empresas prestadoras de serviços (operadoras) como: empresas de armazenamento em nuvem; empresas que ofereçam meios de pagamentos para processarmos o seu pagamento quando da compra de nossos Serviços, empresas de automação de e-mails;
(III) com as demais empresas integrantes do mesmo grupo econômico do BNE para as finalidades informadas no item 5 desta Polícia e/ou a fim de viabilizarmos a prestação dos nossos Serviços a Você, no estrito limite necessário;
(IV) com autoridades judiciais, administrativas e governamentais, sempre que houver ordem judicial, determinação legal ou regulatória ou para cumprimento de obrigação legal;
(V) com nossos parceiros de eventos, conteúdos, cursos, que poderão enviar a Você publicidade de serviços e produtos relacionados aos serviços prestados por eles.

Também podemos compartilhar seus dados:

(VI) quando acreditarmos, de boa-fé, que seja necessário para o nosso legítimo interesse.
(VII) Você aceita as condições deste Termo de Uso e tem ciência de que a coleta, utilização e tratamento dos seus dados, como [CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, Sexo, Estado Civil, Nacionalidade, Nome da Mae, RG, Órgão Emissor RG,UF, Emissor RG, Escolaridade, Descrição da Profissão, Endereço E-mail, Endereço, Bairro, Cidade, CEP, DDD, Telefone, Telefone Celular]. Você tem ciência de que todas as informações descritas acima poderão ser compartilhadas com a Serasa Experian, empresa parceira especializada em soluções de crédito, marketing, prevenção a fraude e geração de perfis comportamentais. As informações coletadas somente serão utilizadas pela Serasa Experian para finalidades e propósitos legítimos, quais sejam:
(I) proteção do credito, a fim de apoiar (a) a realização de negócios; (b) as análises de risco e concessão de credito; (c) a administração de carteira de clientes; (d) o gerenciamento de cobranca e informações de inadimplência, inclusive para o envio de comunicado referente a inclusão de inadimplência para o seu documento no cadastro de inadimplentes da Serasa Experian; e (e) a prevenção a fraudes;
(II) identificação e autenticação do titular;
e (III) ações de marketing de seus clientes, como prospecção (oferta a novos clientes), enriquecimento (complementação de cadastro de clientes) e tratamento (correção de informações, por exemplo) de dados.

(VIII) com outras empresas controladoras para as seguintes finalidades: demonstrações de produtos e serviços relacionados à correspondência, verificação e autenticação de identidade, vinculação de dados a um perfil individual determinável, detecção e prevenção de fraude, definição de atributos para geração de scores de pontuações e modelos, bem como para fins de marketing, como por exemplo, a criação de listas segmentadas, análise de perfis, e score de risco para fins securitários.

(IX) com outras empresas integrantes do nosso grupo econômico ou não em caso de reestruturação societária tais como: fusão, aquisição, incorporação e alteração de controle.

Em toda e qualquer situação sempre exigimos dos nossos clientes e parceiros o cumprimento das mesmas diretrizes de segurança e proteção de dados pessoais que nós aplicamos em nossos serviços.

8. Por quanto tempo seus dados são armazenados?

Seus dados pessoais são armazenados enquanto necessário para prestar os nossos serviços a Você e para nossos fins legítimos e essências, tais como cumprir nossas obrigações legais e contratuais, resolvermos disputas, para nosso regular exercício de direitos.

Desta forma, seus dados pessoais são mantidos:

Desta forma, seus dados pessoais são mantidos: (I) enquanto seu cadastro estiver ativo em nossa Plataforma e não houver pedido de descontinuidade dos serviços ou revogação de consentimento (quando este foi necessário);
(II) pelo prazo mínimo de 05 anos, em caso de solicitação de desativação/exclusão de cadastro, ressalvada a possibilidade de armazenamento por período superior quando necessário para preservação de direitos, segurança e proteção contra fraudes e/ou por determinação legal ou regulatória ou judicial;
(III) pelo prazo mínimo 06 meses (MCI, art. 15), contados da data da sua interação em nosso website, para dados de navegação (IP, data e hora).

9. Onde seus dados são armazenados?

O BNE pode armazenar seus dados em servidores de sua propriedade ou transferi-los para servidores de propriedade de parceiros localizados nos EUA ou em outro país que assegure um nível de proteção adequado. Essa transferência ocorrerá se a empresa responsável pela hospedagem, armazenamento, respaldo ou backup dos seus dados estiver localizada em território estrangeiro.

De qualquer forma, fica assegurado que caso o país da transferência não tenha um nível de proteção adequado, o BNE se compromete a garantir a proteção dos seus dados de acordo com as regras mais rigorosas, por meio de cláusulas contratuais específicas para determinada transferência, cláusulas-padrão contratuais, normas corporativas globais ou selos, certificados e códigos de conduta regularmente emitidos.

Desde já Você expressamente concorda com eventual tratamento e transferência dos dados para território estrangeiro, conforme condições expostas acima.

10. Como protegemos os seus dados?

Trabalhamos com empenho para proteger seus dados contra incidentes e para isso adotamos medidas de segurança administrativas e técnicas, dentre as quais destacamos:

(I) Treinamento de nossos empregados/colaboradores sobre a importância da privacidade de dados pessoais e sobre como gerenciar os dados de forma segura e apropriada a fim de evitar qualquer incidente de segurança;
(II) A comunicação entre o usuário e a aplicação é criptografada através do protocolo SSL;
(III) Utilização de serviços de firewalls, autenticação e validação dos usuários envolvidos no tratamento dos dados para proteção contra acesso(s) não autorizado(s) ao sistema;
(IV) Restrição ao acesso a dados pessoais por parte de empregados, contratados e representantes do BNE;
(V) Política de confidencialidade.

Apesar disso, nenhum sistema é completamente seguro! Nos casos em que terceiro(s) não autorizado(s) invada(m) o sistema de forma ilícita, o BNE tomará todas as medidas necessárias e legais para evitar prejuízos a Você e para identificar os infratores, mas não se responsabiliza por danos eventualmente causados por esse(s) terceiro(s).

11. Como cuidamos da privacidade de menores?

11.1) Não permitimos a utilização da nossa plataforma por usuários menores de 14 anos.
11.2) Para usuários a partir de 14 anos: Por ser uma ferramenta que promove o contato direto entre candidatos e empresas que buscam novos profissionais para seus postos de trabalho, seus dados poderão ser compartilhados para empresas contratantes de menores aprendizes (Lei 10,097/2000 e Decreto 9.579/2018), bem assim para prevenção de fraudes e para cumprimento de dever legal, ordem judicial ou emanada de Autoridade, ou Tribunal Arbitral, ou em cumprimento de obrigação regulatória, a saber:

O menor e seus pais deverão consentir expressamente com a coleta e o compartilhamento de seus dados, na forma acima, sendo certo que se tais empresas vierem a compartilhar novamente seus dados você deverá ser avisado.
11.3) Também podemos utilizar as informações cadastrais para viabilizar as vagas de programas de estágio (Lei nº 11.788/2008).

12. O que são Cookies e qual a nossa política sobre eles?

Os cookies são pequenos arquivos de texto enviados pela plataforma ao seu dispositivo (computador, celular, tablet) quando Você acessa o site. Neles são armazenadas informações relacionadas à sua navegação como: local e horário de acesso.

O BNE utiliza cookies a fim de melhorar a sua experiência, permitindo que seja fornecido um melhor conteúdo, por exemplo, indicações mais precisas de ofertas de emprego. Os cookies que usamos não armazenam quaisquer informações confidenciais. Nosso objetivo é ter um site mais pessoal, informativo e amigável para o usuário e os cookies nos ajudam a obtê-lo.

Você manifesta conhecer e aceitar o uso de cookies.

Por outro lado, a qualquer momento você pode alterar as configurações do seu navegador da sua internet para não aceitar cookies, o que por seu lado, pode inviabilizar alguns recursos do site.

13. Como falar com o BNE?

Você pode nos contatar pelo canal "Fale Conosco" disponível dentro da plataforma ou nos enviando um e-mail para . encarregado@bne.com.br

14. Mudanças na Política

Nossa Política de Privacidade pode ser alterada para melhoria e para atualizações. Publicaremos quaisquer alterações efetuadas nesta Política de Privacidade nesta página e caso as alterações sejam significativas forneceremos um aviso com mais destaque (incluindo, para alguns serviços, notificação por e-mail das alterações da política de privacidade).