Entrevista de emprego: porque o meu currículo não é selecionado?

Entrevista de emprego: porque o meu currículo não é selecionado?

Você com certeza já parou pra pensar: se eu mando vários currículos, se eu tenho experiência e se o meu perfil corresponde com o da vaga, porque que o meu currículo não é selecionado?

Nesse sentido, existem vários motivos que desclassificam o currículo de um trabalhador, e por isso trouxemos a recrutadora, Caroline Rech, para analisar esse motivos.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

O currículo

O currículo é um documento que sumariza as suas principais informações de contato, sua formação, experiências passadas, habilidades e perfil. Em outras palavras, esse documento é essencial para que o recrutador possa entender se você se enquadra ou não com a vaga ofertada.

Por que o meu currículo não é selecionado?

Acontece muito rápido a seleção de um currículo, “Eu digo que levo em média 5 segundos para olhar um currículo e decidir chamar a pessoa para a entrevista ou então excluir um currículo” explica a recrutadora.

Mesmo que você ache que está tudo certo com o seu currículo, e por isso esta enviando ele para diversos lugares, as vezes pequenos detalhes podem te desclassificar.

Seis principais motivos para o seu currículo não ser selecionado:

  1. Arquivo com erro;

“As vezes você está adoidado enviando seu currículo pra tudo quanto é empresa e não entende porque não é selecionado. Pode ser porque as vezes o seu arquivo não esteja abrindo para a recrutadora”, expõe Caroline.

Mande o seu currículo em formato PDF ou World!

Do mesmo modo que, sempre teste antes se o documento está abrindo corretamente, envie para você mesmo ou para um amigo analisar.

“Parece bobo, mas isso sempre acontece” comenta.

     2. Modelo de currículo inadequado;

Acontece também, pessoas que mandam o currículo no corpo do e-mail, como uma mensagem. “Não é legal a gente enviar esse tipo de material, porque por vezes eu tenho uma pastinha, aonde eu baixo e anexo esse currículos, assim eu posso entrar em contato com essas pessoas depois” comenta.

se o seu currículo não vier da forma correta você pode acabar perdendo diversas vagas!

       3. Falta de informações;

Muitos currículos chegam aos recrutadores contendo apenas as experiências da pessoa e a sua formação acadêmica. E assim, o recrutador não consegue saber mais nada de você e ainda entende que você não ligou o suficiente para o seu currículo para preenche-lo de uma forma adequada.

“É como se você estivesse mostrando para o recrutador o que você é, profissionalmente, pela aquela folha” explica Caroline.

Mesmo que você tenha poucas experiências, explore elas pelo documento. Liste quais eram as suas funções, e o que conseguiu desenvolver durante o seu trabalho

“Eu tenho uma cliente que se formou em gestão ambiental, mas ela não tem nenhuma experiência profissional na área. Então a gente colocou as atividades que ela desenvolveu na faculdade, os trabalhos e projetos que ela realizou lá dentro. Tudo isso pode ir no currículo” apresenta a recrutadora.

       4. O currículo não preenche os requisitos;

Não adianta você mandar dezenas de currículos achando que “uma hora vai dar”. Pois se você não preenche os requisitos da vaga, dificilmente será aceito.

Ao invés disso, “Olhe para a vaga e pense o que você precisa fazer para conseguir um emprego nessa empresa” ensina Caroline.  Participe de treinamentos, workshops e cursos que te capacitem apropriadamente.

        5. Você não se destacou diante outros;

Entenda que, o recrutador recebe mais de 500 currículos por vaga ofertada. Desta forma é importantíssimo que você saiba se destacar diante tantos outros candidatos.

Assim, ” Aconteceu comigo uma vez de uma candidata ligar três vezes para a empresa, me procurando. Porque ela preenchia os requisitos, mas eu ainda não tinha ligado para ela. E eu dei uma chance pra ela devido a essa atitude, e ela foi contratada”, conta.

Essa é uma dica, se você tiver acesso a empresa, ligue, mande mensagem! “Dá um jeito de chamar atenção dos recrutadores e fale que cumpre os requisitos da vaga e que gostaria de uma oportunidade de fazer uma entrevista” ensina.

        6. O documento não soube te anunciar apropriadamente.

Por fim, muitas vezes você preenche todos os aspectos requisitados pela vaga, mas não colocou essas informações no currículo, ou não soube “vender” todas as habilidades.

“Não seja injusto consigo mesmo, não ache que colocar todas as suas habilidades seja arrogante, não é. Você precisa saber se vender!” completa a recrutadora Caroline.

Finalmente, assista o Webinar completo da recrutadora Caroline Rech!

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

 

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados