Como se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego

Como se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego

Você sabe como se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego?

Muitas vezes deixamos a ansiedade nos tomar e acabamos prejudicando o momento da entrevista de emprego.

Isso porque, se não há uma preparação psicológica podemos acabar congelando e até gaguejando as respostas.

Então, em mais um webinar exclusivo, o BNE traz a psicóloga e mentora de carreira, Márcia Morini, que te ensinará a como se acalmar e levar a entrevista de emprego com mais leveza.

Este artigo contém os assuntos abordados no Webinar, mas caso você queira vê-lo na íntegra, o vídeo estará aqui em baixo.

Como fazer uma adequada gestão emocional?

Muitas pessoas podem pensar que expressam as suas emoções apenas quando estão fora do ambiente de trabalho, entretanto “Se a gente para para pensar, a nossa vida, em grande parte dela, a gente vive dentro do ambiente de trabalho”, explica Márcia.

E assim, antes mesmo antes de entrar em uma empresa, os candidatos precisam fazer um gestão emocional!

E aliais, a inteligência emocional é uma soft skill super procurada hoje em dia.

Dessa forma, demonstrar que possui esse controle durante a conversa com o recrutador pode contar como ponto positivo para você

Pensando nisso, a mentora Márcia separou algumas dicas, da uma olhada:

  • Utilize o autoconhecimento

Se conhecer é essencial! Você precisa, antes de tudo, entender como essas emoções te afetam, e assim, como reage as diferentes situações do dia a dia.

“Se eu não consigo ter essa percepção, eu não vou conseguir entender porque é que diante uma entrevista eu saio melhor ou pior emocionalmente”.

  • Identificar ameaças

Antes, durante e depois da entrevista, alguns sentimentos sempre estão presentes, identificar esses pode te ajudar a controlá-los.

  1. Ansiedade
  2. Expectativas
  3. Nervosismo 
  4. Falta de confiança
  5. Baixo autoestima
  6. Insegurança.

“Se a gente não tiver um bom controle destes, um bom controle emocional, eles vão interferir no caminho da entrevista, durante e depois” explica a psicóloga

Assim, você precisa antes de tudo, para controlar a ansiedade e nervosismo, estar preparado!

Se você está com todas as suas informações claras, sabe como responder as perguntas do recrutador e sabe como se apresentar como um profissional de destaque, não tem porque a ansiedade e os sentimentos que vêm com ela estarem presentes.

Dicas da Márcia

Como dito acima, estar preparado é essencial e vai te ajudar muito neste momento, mas se concentrar em organizar seus sentimentos também faz parte do processo.

Então, respire fundo e deixe o sangue circular, confie na sua experiência e capacidade, mentalize que a entrevista sairá como planejado.

Após a conversa, reflita se cometeu algum deslize, mas não deixe esse te desmotivar! Ao invés disso, aprenda com os seus erros e identifique o que pode melhorar.

Agora você sabe como se preparar emocionalmente para uma entrevista de emprego. Boa sorte!

E se você gostou do artigo e quer saber mais sobre e ainda ficar por dentro das novidades, dicas e vagas do BNE , não deixe de nos seguir no Instagram, se inscrever no nosso canal do YouTube, e entrar pro nosso Canal do Telegram.

Posts Relacionados