Como demonstrar interesse nas entrevistas de emprego?
Com a alta no desemprego no Brasil, a concorrência entre os candidatos para as vagas escassas é cada vez mais acirrada. A vaga de emprego dos seus sonhos pode não ser alcançada por questão de detalhes, um deles é o jeito que você demonstra interesse. Continue lendo para saber mais da importância dessa atitude e como fazê-la.
Nos processos seletivos, independente do ramo, centenas de profissionais passam pela triagem das vagas de emprego, sendo avaliados por etapas eliminatórias até chegar ao candidato que melhor se encaixa à proposta da empresa. Geralmente, uma das últimas etapas é a entrevista e, por estar no final do processo, é a mais criteriosa e decisiva, ainda que não pareça.
Não é apenas o que você diz na entrevista que conta: os profissionais de recrutamento que estão te entrevistando analisam diversos detalhes que contam muito na avaliação geral e na classificação para a vaga. O mais importante deles é a demonstração de interesse.
É extremamente importante que o recrutador consiga perceber que o candidato está interessado e informado o suficiente sobre as atribuições da vaga e sobre a empresa, além de demonstrar seriedade e prioridade com o processo seletivo. Isso é crucial para se destacar entre os concorrentes, uma vez que a meta do profissional de recrutamento é fazer uma contratação certeira, evitando prejuízos. Confira algumas maneiras de demonstrar interesse na entrevista de emprego:
1. Pesquise sobre a história da empresa
Antes da entrevista, faça uma pesquisa básica sobre a empresa e o que ela espera de um colaborador. Reserve um tempo para visitar o site da organização e estudar as mídias sociais. Conversar com os atuais funcionários e tirar algumas dúvidas pode ser uma ótima opção também.
Com isso, você será capaz de formular uma ideia do que é o DNA e a cultura da empresa. Isso é perfeito para que você possa demonstrar interesse durante a entrevista por meio do conhecimento. Ao fazer isso, você mostra ao recrutador que se empenhou e foi atrás de se informar, demonstrando interesse genuíno pela vaga.
2. Prepare as suas respostas
Para evitar ser surpreendido ou demonstrar hesitação na entrevista, que pode ser encarada como ponto negativo, pense antes no que você vai responder para as perguntas clássicas.
Depois da pesquisa, pense quais as perguntas que podem ser feitas durante a entrevista e prepare suas respostas. Estude os pormenores da vaga de emprego e procure fazer referência cruzada com os projetos que já estão no seu currículo. Analise seus projetos, experiências e cursos feitos anteriormente e tenha detalhes claros sobre o que você gostaria de destacar.
Assim que definir isso, pratique em voz alta e peça que uma pessoa te avalie. Isso garante que você forneça respostas claras, bem estruturadas e completas, impressionando o recrutador com as suas técnicas de entrevista.
Como responder: por que você quer este emprego?
Quando essa pergunta aparece na entrevista, o real objetivo do entrevistador com isso é saber se o seu interesse é realmente na vaga de emprego que a empresa tem para oferecer, ou se está procurando qualquer oportunidade apenas para pagar as contas ou preencher espaço no currículo. Se você quer mesmo ser contratado, a resposta dessa questão precisa ser muito bem pensada, aproveitando a deixa para demonstrar o seu interesse e sua aptidão para o trabalho.
Para construir a melhor resposta, siga alguns passos:
- Traga para sua entrevista alguns pontos da sua experiência profissional, competências e/ou formação que chamem atenção e condizem com o que se espera do cargo.
- Seja específico ao tratar sobre algum interesse relacionado à oportunidade, evitando respostas genéricas;
- Deixe que eles percebam que você pesquisou mais informações sobre a empresa antes da entrevista, como recomendamos nos parágrafos anteriores;
- Traga exemplos de como suas experiências prévias e o seu conhecimento quanto aos processos da vaga ofertada podem ser benéficos para a dinâmica da empresa e a realização dos projetos.
- Trate a vaga como se fosse uma grande oportunidade para sua carreira, pontuando alguns dos motivos do porquê essa é uma empresa importante para você e seus valores. Use a cultura, reputação, trabalhos prévios da empresa, projetos e realizações que tornam a instituição relevante para você.
- Esteja empolgado e deixe o entusiasmo e a motivação transparecer na sua fala. Falas claras, concisas, limpas e bem estruturadas, sem exageros ou mentiras, são muito mais atrativas aos entrevistadores.
Como NÃO responder à pergunta “por que você quer este emprego?”
Evite exagerar, aumentar ou mentir informações sobre as suas qualidades, projetos prévios e qualificações. É muito importante deixar suas intenções muito claras nesse momento. Trazer informações falsas ou inverdades, além de ser uma atitude muito desqualificada, pode trazer diversas complicações depois. Foque sempre em ser você mesmo e mostrar que está apto ao que eles procuram, sem precisar fingir algo que você não é verdadeiramente.
Outra dica é não responder a pergunta com opções prontas e genéricas: assim como você quer que eles te tratem como um profissional único, eles também querem ser tratados da mesma forma.
Quando o entrevistador te faz essa pergunta, ele quer saber as suas expectativas e idealizações da maneira mais autêntica e sincera possível. O único jeito errado de responder essa questão é não ser verdadeiro e honesto quanto ao que você espera performar no cargo. Se quiser saber mais a fundo sobre como responder essas e outras perguntas nas entrevistas, você vai adorar ler esse artigo.
1. Pergunte ao entrevistador
A entrevista é uma ótima oportunidade para você também conhecer mais sobre o cargo e a instituição. Questione sobre o dia a dia da vaga, sobre a dinâmica de trabalho com os outros setores, sobre o processo de desenvolvimento individual e qualquer outra dúvida que possa surgir durante o caminho. Perguntar ao entrevistador sobre sua formação, seu tempo de empresa e seus gostos pessoais também é uma boa tática, pois te ajudará a mostrar suas habilidades de relacionamento.
Essas perguntas, por mais que pareçam bobas ao olhar do entrevistado, serão a peça chave para demonstrar que você não só quer o trabalho, mas que também pensa adiante, é preparado e está curioso sobre o negócio como um todo. Perguntar ao entrevistador sobre seu background também ajuda a estabelecer uma relação confortável e, com certeza, será um diferencial.
2. Esteja bem arrumado
A comunicação não-verbal é crucial em uma entrevista. Por mais que você prepare suas falas e converse de maneira exemplar com o entrevistador, os detalhes da semiótica não passam despercebidos para um bom recrutador.
Para evitar qualquer tipo de primeira impressão inadequada, ligue sua câmera e esteja bem arrumado. Procure usar roupas limpas, sem decotes ou transparências e esteja de cabelo alinhado e rosto lavado. É muito importante que o entrevistador perceba que você se preparou para estar ali e não apenas levantou da cama 5 minutos antes.
O ambiente que você se encontra também é um fator importante a ser observado. Prefira lugares sem poluição visual, com o cenário limpo e que esteja bem iluminado. Evite estar em espaços com outras pessoas e deixe os pets do lado de fora.
Estar sorridente, fazer contato visual, evitar distrações e aparecer com um cenário limpo e bem iluminado enquanto a entrevista acontece contribuem para transmitir sua seriedade e entusiasmo em relação à empresa.
3. Agradeça
Depois que o momento de perguntas e respostas terminar e antes de você sair da sala, considere agradecer ao entrevistador pelo tempo que ele disponibilizou a você. Pode ser um a dois minutos no final da chamada ou por e-mail, enfatizando seu interesse de forma gentil e curta. Esta é sua última chance de causar uma boa impressão.
Por mais que pareça intimidadora para a maioria dos concorrentes à vaga, a entrevista pode ser tranquila e simples se você já estiver preparado. Com as dicas que trouxemos neste post de hoje, é possível desempenhar um bom papel como entrevistado e chamar atenção de uma forma boa.
Para demonstrar seu entusiasmo e garantir seu sucesso, apenas faça uma boa preparação, pesquise sobre a empresa e a vaga, seja pontual e se apresente bem, sempre focando nos mínimos detalhes e tentando conciliar o que o entrevistador quer ouvir ao que você pode dizer sendo autêntico e sem aumentar ou inventar informações.
Se você quiser ser um candidato destaque e estar bem preparado para todas as etapas do processo seletivo, não apenas para a entrevista, recomendamos o nosso eBook gratuito “Do currículo a entrevista de emprego: como ter sucesso ao voltar ao mercado de trabalho”. Nele você encontra dicas que vão desde como montar o currículo a como divulgar e se mostrar uma forte concorrência para os recrutadores.
E aí, o que achou do artigo? Esperamos ter conseguido solucionar todas as dúvidas sobre onde encontrar um emprego no Brasil. Esperamos que você consiga encontrar uma oportunidade perfeita em nosso site. Nos conte nas redes sociais como está sendo esse processo! E aproveite para nos seguir para ficar sempre bem informado.
Até o próximo artigo! 💙

